domingo, 6 de novembro de 2016

Umectação capilar com aveia e banana

.
Ontem fiz uma umectação de aveia e banana. Eu queria fazer alguma coisa no cabelo, mas não sabia exatamente o que. Daí inventei. Tinha um pouco de aveia em farelo e com ela fiz um mingau simples. Fui mexendo até engrossar. Usei cerca de duas colheres de aveia (era o que tinha) e um copo de água mais ou menos. Dissolvi antes de levar ao fogo para não embolar. 

Depois que engrossou desliguei o fogo e coloquei o mingau em uma vasilha plástica. Confesso que não deixei esfriar muito pois estava com pressa. Mas o ideal é que esfrie todo antes de colocar qualquer outra coisa para que não perca tanto as propriedades. 

Então eu amassei uma banana bem amassadinha com o garfo e misturei ao mingau de aveia. Mexi bastante até ficar mais branquinho e o cheiro de banana ficar forte. Em seguida coloquei uma tampinha de Bempantol líquido que também é um produto maravilhoso para o cabelo. Mas pode colocar mel, azeite de oliva, ou óleo de coco.

Eu às vezes invento umas hidratações caseiras e dão certo. Ficam bem bacanas. Ontem, nesse caso eu fiz como uma umectação e fui passando em mechas com o cabelo seco. Depois envolvi a cabeça em um plástico e fiquei cerca de 40 minutos. Depois lavei duas vezes com xampu para tirar o excesso de farelo e  passei condicionador normalmente.



Quis mesmo nutrir o cabelo, mas percebi uma hidratação também. O cabelo tem brilho e maciez. Gostei bastante do resultado. E pesquisando encontrei alguns benefícios da banana: ela é rica em potássio, repara e hidrata o cabelo devido à água  e os óleos contidos nela e tem muitas vitaminas além de zinco e ferro. 

A aveia, por sua vez, é rica em cálcio, ferro, magnésio e muitas outras vitaminas. Além de proteínas. Essas substâncias no cabelo ajudam a nutrir, hidratar  e fortalecer os fios. O bempantol, todas ou quase todas as cacheadas conhecem, tem vitamina B5 e antes era utilizado apenas para tratar assaduras de neném e outros problemas de pele, mas pode ser utilizado também nos fios agindo contra o ressecamento  e tratando possíveis danos, além de fortalecer os cabelos. O bempantol pode ser aplicado diretamente nos fios ou como eu fiz, na máscara hidratante ou umectante. É isso! Receitinha boa e barata para cuidar dos nossos cachos!


E aí? Gostaram? Façam essa e outras receitinhas capilares que eu já fiz e me contem. Elas estão todas aqui no blog na categoria cabelos. É possível cuidar bem dos nossos cabelos e ter cabelos bonitos gastando pouco.




Rafaela Valverde

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...