sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Teste Palográfico - Você sabe o que é e quando pode fazê- lo?

Exemplo de teste/ Foto: Google
Eu não sou maluca. E isso venho constatando nesses últimos dois meses. Isso por que de junho para cá eu fiz nada mais nada menos que três testes psicológicos. É isso mesmo. Foram testes para três empresas diferentes e o último foi feito hoje. Hoje porém além do chamado teste palográfico tive que fazer também um teste de atenção concentrada e ainda um outro de lógica com um caderninho com várias figuras. Daqui a pouco vou estar dando consultoria, pelo tanto de entrevistas, seleções, dinâmicas e testes psicológicos e redações que eu já fiz. 

Voltando ao teste palográfico, ele é aquele dos tracinhos. É, os malditos tracinhos. Nesse teste devemos fazer vários tracinhos na vertical seguindo o mesmo modelo e tamanho dos modelos impressos na folha de teste. A cada comando da avaliadora, que dirá a palavra 'sinal' devemos parar e fazer um traço na horizontal para separar as sequências. Depois devemos contar os tracinhos verticais e anotar os valores em cima do traço horizontal. Deu para entender? Talvez não, mas como a minha avaliadora de hoje disse, todo mundo que fez ou vai fazer habilitação para dirigir, faz esse teste. O que entendi é que deve haver um equilíbrio entre qualidade e quantidade dos tracinhos. Não adianta fazer muitos, de uma forma feia, ou fora do padrão e também não adianta fazer palitinhos bonitinhos e iguais se a quantidade não for razoável.

Costumamos dizer no popular, que esse teste comprova ou não a nossa maluquice inata ou não, mas acredito que isso não passe de conceitos pré concebidos por pessoas que não conhecem os mecanismos de avaliação, que aliás deve ser bem conduzida e corrigida por que conheço uma psicóloga que na época da graduação estagiava em agência de empregos e pagava para outra pessoa corrigir os testes dela. Anti-ético, não? Mas essa é questão para um outro texto, em outro momento. Só queria trazer a minha experiência e uma pequena luz sobre esse teste tão requisitado.


Rafaela Valverde

Um comentário:

  1. fiz o teste ha pouco tempo,mas to em duvida se fiz ele corretamente pois o sinal eu fiz na parte superior e nao na parte central dos palos.
    ao invez de eu fazer "|||||||||||||||-||||||||||-||||" eu fiz o sinal mais para cima

    ResponderExcluir

Seja bem vindo! Deixe seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...