quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Trabalho de pesquisa de campo em EJA

Oba, chegamos em três mil visualizações! E até passamos desse número. Hoje além de agradecer as visualizações, quero compartilhar uma experiência que tive essa semana. Na terça e ontem, eu e uma amiga minha da faculdade fomos fazer um trabalho de campo de observação e entrevista em turmas de EJA, (Educação de jovens e adultos), à noite na escola municipal Dona Arlete Magalhães em Castelo Branco, aqui perto. Onde fomos bem recebidas. Essa experiência me fez aprender muita coisa, até mesmo de afetividade com esses alunos que tem um perfil tão singular e um cotidiano tão único como eles próprios. Encontrei nesse trabalhos professores ainda comprometidos com a educação e em particular uma professora da quarta série, que faz um trabalho muito bom e que sabe lidar com as peculiaridades desses alunos tão especiais. E até me deu algumas dicas. Me disse que o trabalho com EJA não é fácil e que temos que ter muito jogo de cintura e saber levar as coisas numa boa, manter um trabalho corpo a corpo, atendendo a cada um individualmente e suas dificuldades e limitações. Essa professora que cumpre muito bem o seu trabalho me disse também que não devemos jamais colocar os alunos e a turma em geral, para baixo e nunca dizer o que eles não sabem e suas dificuldades, e sim o que eles sabem, o que aprenderam e o que vem evoluindo ao longo do processo. Enfim, trabalho de PPPIII (Pesquisa e prática pedagógica III) =  EXPERIÊNCIA GRATIFICANTE, ENCANTADORA E DE MUITOS APRENDIZADOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Deixe seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...